Cores

cores @AndersonPradoLeao
Um poema sobre a verdade, nos tons que ela tem e na vida  que, cedo ou tarde nos revela uma infinita cartela cromática de verdades



Verdade, palavra com múltiplos significados, como uma gradação cromática que passa pelos tons hameletianos  de  “ser ou não ser o caso”,  transaciona pela ofuscante cor opositora do pensamento socrático ao afirmar “estar de acordo com os fatos ou a realidade” apresentada.

A religião de quem tem a verdade como sagrado universal único, se religa nas frases prontas, aforismos generalistas proferidos por um líder/ídolo . Ditos ditados de ditadores que servem pra todos e ninguém. Apenas sigam às ordens.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"

Que verdade é essa que está há milénios e milénios de distancia de quem disse, irreconhecível da versão verdadeira (se é que existe), onde quem escuta hoje projeta sua própria versão, e quem a está proferindo agora, conhece bem o poder de dominação que a mais manipuladora interpretação dessa frase pode conter. Se não enxerga esse ruído de verdade, nem assistindo e reassistindo o Livro de Eli será capaz de entender uma fala que amassa a massa, corrompendo o nobre significado da maleabilidade do ouro em obscuros negócios de mercadores da fé alheia. Ainda assim, o cruz crédulo dessa verdade vai a missa todo santo domingo celebrar a pedra cravada, se mantendo fiel às origens ou a um padrão de uma celebração copiada e escarrada em sangue de outros contextos e espaços, esquecidos no processo colonizador de apropriações. 

A verdade doí. Principalmente em que foi roubado o direito de dizer suas muitas e boas verdades ancestrais. Lateja em muitos o desejo e expurgar essa chaga. Seria você o cerceador ou o cerceado?

Os tons mais rústicos e antigos da verdade associam os significados dessa escala de cores ao abrangente sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter.

Quem diz, Trago verdades, está bebendo o mé do meme da zueira ou já entrou em coma alcoólico do não saber mais em quem ou em que acreditar? Eu provoco, mas também tenho meus porres de verdade (metafóricos, metafísicos e com cachaças reais). Tapas bem tomadas, nas duas faces para não ter o mínimo perdão se eu não acordar para verdade da realidade. Por isso, corro o Corrote risco de me entregar a verdades baratas e ser cancelado pelo vexame que posso pagar nas redes nada sociais da internet tóxica. Uma chinelada de verdades duras no lombo e desabo em amargas amarguras.

Verdade é veneno. Mata na medida errada. Verdade é remédio. Sem receita, torna seu ser dependente de curas e mais curas charlatanescas. Verdade é caminho. Decidir por por qual bifurcação seguir é de lascar. Errou na vereda, é espinho por todos lados.

Isso pode ser a história de um zé ruela trançando as pernas, descendo as 3 da matina a ladeira Porto Geral após tomar um litro de cicuta achando que era 51.

A amante é quem fez a troca.

Nessas ou naquelas cores, a roda cromática da verdade tem poder de significar o que é real - isso existe porque logicamente está dentro de um sistema de valores. E por ser o real, validado por conjuntos de regras impostas coletivamente pela sociedade do estado vigente, a verdade, assim, assume qualificação que implica o imaginário, a realidade e a ficção. Esta verdade imaginada e ficcional é fonte dos argumentos das questões centrais na antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão.

Filósofos e mais filósofos não entraram em consenso.

Segundo Pedro Menezes, Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação, 'para Sócrates, existiam verdades universais, válidas para toda a humanidade em qualquer espaço e tempo. Para encontrá-las, era necessário refletir sobre elas. Essa percepção da verdade como alcançável é um fator de diferenciação entre Sócrates e os sofistas.' Fonte: TodaMatéria

Verdade pode ser a cor daquilo que indica:

  • o que está de acordo com os fatos e observações;

  • aquelas respostas lógicas, irrefutáveis por serem produto resultante do exame minucioso de todos os fatos e dados analisados;

  • que isso tem cor de verdade pois é uma conclusão cromaticamente alcançada, pois, foi baseada na evidência, não influenciada pelo desejo ou gosto pessoal (mesmo que quem defenda esse tom de verdade goste dessa cor), autoridade ou preconceitos;

  • a cor da verdade é um facto inevitável;

  • que essa cor é verdadeira e ponto final, sem importar como se chegou a essa tonalidade.

Conhecer o básico funcionamento dessas coloridas verdades ajuda a tornar possível aproveitar a causa e efeito que cada um desses tons provocam em nós

As cores da verdade causam diferentes influências psicológicas sobre o ser e o estar dos humanos. São tons que são captados pelos sentidos, pelo corpo todo e podem se instaurar fixamente no espirito e mente, refletindo nos impulsos geradores das reações que causam nosso comportamento percebido no corpo.

Conhecer o básico funcionamento dessas coloridas verdades ajuda a tornar possível aproveitar a causa e efeito que cada um desses tons provocam em nós.

A verdade é preto no branco, como ilustrado no aparelho de café surrupiado por Regina Casé em Que horas ela volta. A verdade é café preto e amargo saboreado na xícara chique que eu roubei da patroa nojenta depois que pedi demissão e agarrei minha livre verdade. Preto para nos provocar encarar nossas verdades, permitindo a autoanálise, de sermos e estarmos nós mesmo em estado de intromissão, cumprindo o cuidadoso e necessário trabalho de invadir nosso interno interior, ocupando nossos sentires e sentimentos, avançando para a introspecção.

A verdade preta eleva nossa dignidade, levando-nos a descoberta (interna e externa)  do desconhecido, uma verdadeira aventura da revelação dos mistérios dos mundos que somos e estamos.

A verdade é branco no preto.

O branco de quem quer viver para ver todos seres viventes viverem a concreta realidade da paz pacifica. A verdade sincera. A mais pura verdade, dita na lata, sem deixar que nada do que precisa ser dito caia no limbo do medo e falta de coragem.

A verdade da inocência. A calma na alma de quem usa a bandeira da paz para lutar pelas conquistas que a sociedade merece, e não como um pano encardido de branco falso para passar e viver na condescendência, alisando as farpas das falas falsas dos falos de opressores simpáticos.

Ainda que na dita dura ordem e progresso, sobrou para paz apenas o espaço de uma pequena faixa de gazes na bandeira verde amarela, devemos enxergar nesta fresta a luz da riquezas naturais penetrar brilhante e vivida o céu do horizonte. Guernica de Pablo Picasso ensina: mesmo em meio ao caos da carnificina, esxite um rasgo de luz de esperançar para seguir adiante.

A verde verdade vem pintar de esperançar essa e outras temporadasQuando sopra essa verde tom de esperança mobilizadora, a verdade vem para trazer perseverança, calma, vigor e juventude. Esperançar e manter viva as verdes verdades, porque quem acredita nesse tom trabalha para que esse tom exista, de verdade.

Azul como a cor do mar do solitário apaixonado Tim Maia é uma verdade segura, é um oceano azul de compreensão:

- Pode mergulhar de cabeça para ser envolvido com o verdadeiro espirito da emocional, onde encontrarás os corais símbolos de lealdade, confiança e tranquilidade. Você estará acolhido da verdade por todos os tons Azulados.

O vermelho ativo da verdade vem para nos estimular. Vem para tornar comum a elegância de quem é apaixonado por acreditar que são possíveis as conquista realizadas com requintes de liberdade liderança. O coração da verdade pode ser vermelho. Façamos tremular a bandeira e tremer quem a roubou de nós.

Ame o elo do intenso calor verdadeiro do AmarElo colorido ontem com o pincel que deslizou na tela hojeA verdade nesse tom desperta para a leveza, levando para longe a tração da tristeza e te trazendo próximo a descontração. Enxergue a vida pela lente amarela da verdade e veja o otimismo. Acorde com os reais raios da verdadeira cor amarela da criatividade, juventude e alegria.

Na fazenda do senhor e da senhora planta-se o fruto da verdade: laranjas. Vitamina cítrica indutora crítica de movimento. A verdade nesse tom alaranjado irradia espontaneidade, da casca a polpa, oferecendo sumo suco do ácido que separa as moléculas da tolerância dos intolerantes.

Esprema uma laranja e sirva-se do verdadeiro gosta da fruta da gentileza. Mas não permita ser espremido, senão vira como o homem que virou sucoLaranjas não nasceram para serem lavadas como em trouxas, são frutas para serem colhidas no pé, viram suco, remédio, doces, bolos, essências, derivados cuja a substância primordial é trazer a tona uma cor estimulante para pintar de verdade sua fachada e ambiente interno.

Nuvens de verdade cinza vem para encobrir você de equilíbrio e estabilidade. Mesmo que traga chuva, os diversos tons de cinza (muito mais que 50) vem para ampliar sua visão sobre a realidade, essa sim, muitas vez sem cor e vida, apenas concreto e aço.

Viva a verdade de um romance rosa, sem a toxicidade de relacionamentos ácidos. Quem disse que o tom rosado tem gênero? Envolva-se na rosa por inteiro, brincando com seus espinhos, agradando seus parceiros, numa mutua troca de cores de sensualidade. A verdade rosa vem para trazer beleza, livre de padrões. Só se entregue a essa cor com nome de flor.

Acredite em Afrodite de Peixes: existem muitas rosas para se golpear com verdades secretas. 

Pode causar confusão a verdade violeta com violência. Violeta versa sinceridade. A verdade que pode doer, mas não causa as doenças que arruínam sua existência.

Violeta verdade revestida de dignidade, para que em estado de prosperidade ainda permaneça o respeito por si e para os seres que merecem empatia.

Tenho um surpresa. Abra o presente, é um marrom bombom recheado de verdades para quem realizou suas conquistas. Mantém seu constante crescimento. A maturidade vem com gosto de responsabilidade. O marrom da verdade pode ser amargo de engolir, mas sua absorção completa é repleta do doce sabor do aprendizado: não nascemos prontos e nunca estaremos 100% completos.

A verdade possui muitas cores, diversos autores.

Qual obra você irá pintar?
Quais vertentes irá seguir?

Aqui abaixo, está uma performance expositiva de como é possível pintar e bordar com as cores da verdade. Um convite para inspirar sua própria mostra interna.

Seja para criar uma obra arco-íris, uma pintura realista, formas abstratas, borrões, um quadro em branco... Seja legitimo em expor suas verdades, ela deixará um legado que pode ser vistos por muitos no seu quintal da vida, apreciado por poucos ou ignorado por toda eternidade.

Seja em reflexão filosófica do que é verdade, mergulhe nessa nossa Ágora como se estivessem visitando nossa galeria de arte aberta.

Provoque a diástole do seu cérebro e espirito.
Aperte o play e boas inspirações e reflexões.




“Cores”

A verdade tem muitas cores
Diversos autores
Discussão proferida pelos questionadores
Esta aprisionada pelos que são controladores
Muito utilizada por difamadores
ha muito fora roubada pelos saqueadores
Esquecida por senhoras e senhores
Aos poucos, dela, só ouvimos rumores
Até que seja descoberta por aquelas compositoras ou estes
compositores
Então a bela musica se faz na voz de cantoras e cantores
Lhe oferecendo diversos e diferenciados sabores
Outros nada promissores
Até te lembrou algumas de suas dores
Pois nem tudo nesta ou naquela vida são flores
Lhe permitiu esquecer de equivocados puderes
Te ensinou que os feitos da vida não são indolores
Mas que mesmo perdido(a) em uma sociedade feita por repressores
E distraído(a) pelos que de mentiras são contadores
De um coração honesto e verdadeiro nascerão possíveis amores.


________________________
Loja Provisoriamente Eterno

Camiseta Babylook premium "avesso"Camiseta babyloook "Ela é Negra"Camiseta Unissex Premium "felicidade"  

Confira mais produtos em nossa loja Provisoriamente Eterno EU QUERO!

_______________________________________________________________________________


Anderson Prado
Anderson Prado Leão - O Imagicionista

Se a imaginação é a chave que destranca o conhecimento, o que faço é contar a história do chaveiro:



Poesia Crítica    Poemas Crônicos     Os Contos      Poesias Puras      Temporada Zero - 2020     Loja Provisoriamente Eterno

0 Comentarios

Sugestões para você assistir

@LojaProvisoriamenteEterno


__________

Visite o Instagram da nossa Loja

@ProvisoriamenteEterno